São Lourenço do Sul retoma projeto de equoterapia para crianças com autismo
- Redação SulTV

- há 2 horas
- 1 min de leitura
O projeto, focado no atendimento especializado, beneficiará inicialmente cerca de 24 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A saúde e a inclusão social ganharam um reforço significativo na região da Costa Doce nesta semana. Em visita ao Sindicato Rural de São Lourenço do Sul na última terça-feira (27), o prefeito Zelmute Marten e o secretário de Saúde, Diego Elias, oficializaram o espaço que abrigará a retomada das atividades de equoterapia. O projeto, focado no atendimento especializado, beneficiará inicialmente cerca de 24 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa é viabilizada por uma parceria estratégica entre a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Saúde e o Sindicato Rural, com a execução técnica do Centro de Equoterapia Trotando em Frente. O financiamento do programa provém de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, garantindo que o serviço seja ofertado de forma estruturada para as famílias lourencianas que possuem crianças atípicas.
O método terapêutico utiliza cavalos para promover avanços biopsicossociais. Entre os principais benefícios observados estão a melhora no equilíbrio, na coordenação motora e o estímulo direto à comunicação e socialização. Além disso, a prática auxilia na redução dos níveis de ansiedade e no aumento do foco dos participantes. Para a Administração Municipal, o fortalecimento dessas parcerias é essencial para garantir dignidade e ampliar a qualidade de vida dos indivíduos com autismo no município.




Comentários