Alerta de chuva acima da média: o que esperar do tempo na Costa Doce em fevereiro
- Redação SulTV

- há 8 horas
- 2 min de leitura
O período entre os dias 9 e 15 de fevereiro será marcado pelo retorno da umidade e por chuvas com volumes acima da média histórica para esta época do ano

Os moradores da Costa Doce e de todo o Rio Grande do Sul devem se preparar para uma mudança nas condições do tempo a partir da segunda semana de fevereiro. De acordo com as projeções do modelo meteorológico ECMWF, o período entre os dias 9 e 15 de fevereiro de 2026 será marcado pelo retorno da umidade e por chuvas com volumes acima da média histórica para esta época do ano.
O cenário aponta para uma janela de instabilidade causada pela passagem de frentes, cavados e episódios convectivos, fenômenos típicos do verão gaúcho. Na prática, essa configuração favorece a ocorrência de pancadas de chuva que podem ser localmente fortes. Embora a precipitação ganhe espaço, o calor não deve dar trégua. A previsão indica que as temperaturas continuarão um pouco acima da média, especialmente na metade norte do estado.
Essa combinação de alta umidade e calor persistente é o combustível ideal para a formação de nuvens de desenvolvimento vertical. Isso significa que o sol pode aparecer em diversos momentos, mas será alternado por temporais isolados e rápidas rodadas de chuva intensa. Para o setor agrícola e para quem vive em áreas urbanas de Camaquã e região, o alerta é para a possibilidade de mudanças repentinas no tempo, características de um verão mais úmido.
A recomendação para a população da região é o acompanhamento das atualizações diárias, já que as chuvas de verão costumam ser irregulares e distribuídas de forma isolada, podendo atingir uma localidade com força enquanto municípios vizinhos permanecem com tempo seco.



Comentários