top of page

Massa de ar frio traz queda de temperatura e alívio ao Rio Grande do Sul

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Na região da Costa Doce e no Sul gaúcho, os efeitos da massa de ar frio começam a ser sentidos já no domingo (18)


Foto: Dãniel Nunes - SulTV
Foto: Dãniel Nunes - SulTV

Uma mudança brusca no tempo deve encerrar o período de calor intenso que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias. Segundo previsão da MetSul Meteorologia, uma nova massa de ar frio de trajetória marítima avançará sobre o Brasil no início da próxima semana, provocando uma queda significativa nas temperaturas. O fenômeno é resultado de uma área de alta pressão vinda do Oceano Pacífico que se estabelecerá na altura de Buenos Aires, impulsionando o ar mais fresco em direção ao Cone Sul.


Na região da Costa Doce e no Sul gaúcho, os efeitos da massa de ar frio começam a ser sentidos já no domingo (18). De acordo com os dados meteorológicos, esta será a segunda incursão de ar frio mais relevante do ano, embora com intensidade ligeiramente inferior à registrada na primeira semana de janeiro. Mesmo sendo verão, a queda será perceptível: os termômetros devem registrar mínimas entre 10°C e 12°C em diversos pontos do Sul do estado durante as madrugadas de segunda (19) e terça-feira (20).


Este sistema trará um alívio temporário, mas característico da estação. Não se espera um frio rigoroso durante o dia, mas sim tardes mais agradáveis e noites amenas, ou até frias para os padrões de janeiro. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, as mínimas podem oscilar entre 13°C e 17°C. O episódio de clima ameno deve durar poucos dias, com a previsão de que o calor retorne gradualmente à região após a quarta-feira (21). A orientação para os moradores da região central e litorânea da Costa Doce é de atenção à mudança rápida nas condições térmicas.

Comentários


bottom of page