Parceria com a Vinícola Altos Paraiso Vinhedos impulsiona chegada de novas variedades e fortalece a viticultura na Costa Doce
- Redação SulTV

- 24 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Especialistas reforçam que o potencial brasileiro é vasto e diverso, muito diferente de países que se destacam por uma única variedade

Foto: Altos Paraísos Vinhedos - Divulgação
A colaboração entre produtores e técnicos tem desempenhado um papel fundamental no avanço da viticultura brasileira, e a parceria com o viticultor gaúcho, Valtencir Gama, proprietário da vinícola Altos Paraiso Vinhedos é um exemplo disso. Segundo especialistas envolvidos no processo de fornecimento de mudas, trabalhar com ele sempre significou unir inovação e visão de futuro. “O Valtencir tem uma mente diferente. Enquanto muitos agricultores preferem manter o feijão com arroz de sempre, ele busca algo único, exclusivo”, destaca um dos responsáveis pelo desenvolvimento das variedades.
A busca de Valtencir por produtos diferenciados tem impulsionado a introdução de novas castas no Brasil, um processo que exige dedicação, pesquisa e registros oficiais para validação no país. Essa iniciativa contribui não apenas para o crescimento do produtor, mas para o fortalecimento da viticultura nacional como um todo. “Trazer essas variedades, não é simples, mas beneficia todo o setor. Cada nova uva é uma possibilidade de ampliar a competitividade dos nossos vinhos”, explica.
Especialistas reforçam que o potencial brasileiro é vasto e diverso, muito diferente de países que se destacam por uma única variedade. “O Chile é reconhecido por determinadas uvas, a Argentina pelo Malbec. Já o Brasil, pela sua dimensão continental e diversidade de climas e solos, precisa trabalhar com várias variedades”, observa. Essa pluralidade abre espaço para que cada região encontre o que melhor se adapta às suas condições naturais.
Valtencir, por sua vez, aposta em cultivares adequadas à sua área, enquanto outras regiões do país podem investir em opções diferentes, especialmente no Norte e Centro-Oeste. O resultado é um cenário vitivinícola dinâmico, com múltiplas possibilidades e crescente reconhecimento internacional. “É uma satisfação enorme ver nossas variedades ganhando espaço e permitindo que nossos vinhos compitam no mercado mundial”, conclui.
Com vinhos autorais produzidos em edições limitadas, o projeto reforça a proposta de valorizar a identidade e a sensibilidade do vitivinicultor. Cada rótulo nasce como uma verdadeira obra de expressão artística, fruto de inspiração, técnica e intensa dedicação ao processo de criação dessa “poesia líquida” que caracteriza vinhos únicos. Instalados na encosta da Serra do Sudeste, na localidade conhecida como Paraíso, em Camaquã (RS), os vinhedos consolidam um fator singular que dá vida a produtos exclusivos e cada vez mais reconhecidos pelo seu caráter e autenticidade.
Assista ao recorte da entrevista realizada pelo jornalista Daniel Sperb:




Comentários