top of page
  • Foto do escritorRedação SulTV

O que movimenta a economia de Camaquã?

Potencial econômico da cidade ainda pode ser ampliado


Setor de comércio e prestação de serviços lideram ranking econômico (Foto: Prefeitura de Camaquã)


Camaquã é considerada uma cidade com um grande potencial econômico, especialmente, nos setores de comércio, serviços e agropecuária.


Perfil econômico

Em 2020 o Sebrae analisou os dados de sete áreas e seus perfis: Perfil Demográfico, Social, Econômico, Mercado de Trabalho, Empresas, Infraestrutura e Contas Públicas, e sugeriu melhorias em alguns pontos de atenção para a gestão pública municipal.

O Diagnóstico foi elaborado a partir das informações do Perfil das Cidades Gaúcha, também desenvolvido pelo Sebrae RS, que contém um vasto levantamento de dados de fontes primárias e secundárias.


Ranking de Camaquã

Camaquã ocupa a 39ª posição no ranking estadual e o seu potencial de consumo urbano é R$ 1.257 milhões. O comércio e o setor de serviços têm o maior peso na economia do município, com uma participação, respectivamente, de 42% e 37%. A indústria de transformação responde por 8%, o mesmo percentual da agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, enquanto a construção civil contribui com 5%.



Potencial futuro

O município tem uma localização estratégica, próxima de importantes rodovias que ligam a cidade a outros municípios e estados. Isso facilita o transporte de mercadorias e contribui para o desenvolvimento do comércio e da indústria.

No setor de serviços, a cidade tem um potencial promissor. Camaquã tem um centro comercial movimentado, com diversas lojas, restaurantes e serviços, atraindo moradores de outras cidades da região. A cidade também conta com uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que oferece cursos de capacitação profissional para diversos setores.


Turismo

Outra área em expansão em Camaquã é o turismo. A cidade tem um grande potencial turístico, com atrações naturais e a Lagoa dos Patos, e históricas, como o Museu Municipal e a Igreja Matriz de São João Batista. O turismo pode ser uma importante fonte de receita para a cidade, gerando empregos e movimentando a economia local.


תגובות


bottom of page