Com estrutura para atendimentos em saúde, as tendas estão sendo disponibilizadas para municípios afetados pelas enchentes.
Foto: Ascom SES
Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre já contam com 18 tendas instaladas em campanha promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi/RS). Desde a última semana, Cachoeirinha e São Leopoldo foram os novos municípios a receberem tendas. Em Porto Alegre e Novo Hamburgo, que já contavam com as estruturas, o número foi ampliado.
A iniciativa faz parte do Plano Rio Grande, que atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro.
No total, está prevista a instalação de 80 tendas com estrutura dupla, divididas em uma parte clínica e uma parte psicossocial. A iniciativa visa garantir o acesso da população a serviços de saúde da atenção primária em locais onde as Unidades Básicas de Saúde ainda não puderam retomar os atendimentos após as enchentes. As tendas de campanha são emprestadas pelo Sesi/RS e contam com equipe multiprofissional.
As estruturas estão sendo ofertadas às cidades de Canoas, Cruzeiro do Sul, Eldorado do Sul, Estrela, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, São Jerônimo, São José do Norte, Sarandi e Venâncio Aires, e serão instaladas conforme acordado com cada município.
Tendas estão instaladas nos seguintes municípios:
Porto Alegre
1 no Humaitá (r. Frederico Mentz, 143)
1 no Sarandi (av. 21 de abril, praça Lampadosa)
2 no UBS Navegantes (av. Franklin Roosevelt, 5)
1 estacionamento cemitério Jardim da Paz
1 no Largo Zumbi dos Palmares
Novo Hamburgo
2 na USF Getúlio Vargas (r. Bruno W. Storck, 147 Canudos)
2 na USF Palmeria (r. Cristian Heineck, 15 Santo Afonso)
São Jerônimo
2 na Praça Júlio de Castilho (r. Osvaldo Aranha)
São Leopoldo
2 na UBS Padre Orestes (av. Mauá)
Cachoeirinha
1 na UBS (av. capitão Garibaldi, 1301)
1 na UBS (Travessa São Jorge, 81)
Texto: Ascom SES
Edição: Felipe Borges/Secom
Comments