top of page

Pelotas entre as melhores do país: RS avança em água, mas esgoto desafia zona sul

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

A cidade garantiu sua posição no seleto grupo das 100 melhores do Brasil no Ranking do Saneamento 2024


Foto: Pixabay - Ilustração
Foto: Pixabay - Ilustração

O Rio Grande do Sul apresenta um cenário de contrastes no setor de saneamento, conforme aponta o recente Caderno ODS 6, elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE). Na região da Costa Doce e em todo o território gaúcho, o acesso à rede de abastecimento de água atingiu 86,4% da população em 2023, superando a média nacional de 83,1%. Contudo, o esgotamento sanitário permanece como um gargalo histórico, com apenas 39,1% de cobertura estadual.


Um dos destaques positivos na região sul do estado é Pelotas. A cidade garantiu sua posição no seleto grupo das 100 melhores do Brasil no Ranking do Saneamento 2024, ocupando a 81ª colocação. Embora o número de municípios gaúchos no topo do ranking tenha diminuído, Pelotas se mantém como referência regional ao lado de Porto Alegre, Caxias do Sul e Canoas.


Apesar de bons exemplos pontuais, o estudo revela que a falta de saneamento básico está diretamente ligada a desigualdades socioeconômicas e impactos na saúde. No Rio Grande do Sul, trabalhadores com acesso a esses serviços possuem rendimento 31% superior e maior escolaridade. A ausência de infraestrutura adequada resultou em 6.482 internações por doenças de veiculação hídrica em 2023, atingindo severamente crianças e idosos.


Outro ponto crítico para a região é o uso da água e o desperdício. As perdas na distribuição no RS chegaram a 40,1%. Além disso, a irrigação, motor econômico da zona sul com a rizicultura, consome seis vezes mais água do que todos os outros usos somados. O relatório reforça a urgência de investimentos para que as metas de desenvolvimento sustentável de 2030 sejam alcançadas, garantindo saúde e preservação ambiental para a Costa Doce.

Comentários


bottom of page