Operação Reciclagem desarticula esquema de fraude em licitações de lixo no RS
- Redação SulTV

- há 1 dia
- 1 min de leitura
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) deflagrou, nesta quinta-feira (25), a Operação Reciclagem com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que operava fraudes em licitações e contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos em 15 municípios gaúchos. A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre, expôs um esquema estruturado que impactou serviços essenciais para a saúde pública em diversas regiões do Estado.

Segundo as apurações do promotor Mauro Rockenbach, o grupo utilizava empresas interligadas para simular concorrência em editais e manipular a execução de contratos. Entre as práticas identificadas estão a criação de cenários emergenciais falsos para dispensar licitações, a realização de medições fraudulentas e a cobrança em duplicidade de serviços. Além disso, o esquema contava com o uso de empresas de fachada e interpostas pessoas para ocultar os verdadeiros controladores dos negócios e movimentar valores ilícitos, com suspeitas de vantagens destinadas a agentes públicos.
Para desarticular a rede, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em cidades como Torres, Porto Alegre, Vacaria e outras localidades gaúchas. A ação contou com o suporte da Brigada Militar e do CIRA-RS. As medidas cautelares impostas incluem a proibição de que as empresas investigadas participem de novos certames ou mantenham contratos com o poder público. Entre as cidades com contratos sob análise estão Rosário do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O grupo de nove investigados responderá por crimes que incluem organização criminosa, fraude em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro.




Comentários