top of page

Operação Herança: Polícia Civil apreende gado após disputa familiar em Chuvisca

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • há 1 hora
  • 1 min de leitura

O caso teve início no dia 30 de janeiro, quando um comunicante relatou às autoridades que estava sendo impedido de retirar dez bovinos de uma propriedade


Foto: Decrab Camaquã - Divulgação
Foto: Decrab Camaquã - Divulgação

A Polícia Civil, por meio da 3ª Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (DECRAB) de Camaquã, deflagrou na manhã desta quarta-feira (4) a "Operação Herança". A ação ocorreu na localidade de São Braz, no município de Chuvisca, região da Costa Doce, com o objetivo de investigar uma denúncia de apropriação indébita de animais em uma propriedade rural.


O caso teve início no dia 30 de janeiro, quando um comunicante relatou às autoridades que estava sendo impedido de retirar dez bovinos de uma propriedade. Ao chegarem no local, os agentes confirmaram a presença dos semoventes, mas identificaram um conflito em relação à titularidade dos animais. A investigação preliminar apontou que a área pertence a uma família que enfrenta um processo de inventário.


De acordo com a Polícia Civil, embora os animais pertençam a diversos herdeiros, apenas um deles havia registrado o rebanho em seu nome junto à Inspetoria Veterinária, por questões de conveniência. Essa divergência documental e familiar motivou a intervenção da especializada para garantir a preservação do patrimônio até que a justiça defina a partilha.

Diante da complexidade do caso, as dez cabeças de gado foram apreendidas formalmente.


O morador da propriedade foi nomeado fiel depositário, ficando legalmente responsável por garantir que os animais não sejam comercializados ou removidos sem autorização judicial ou acompanhamento da 3ª DECRAB. A operação foi coordenada pelo delegado Juliano Aguiar de Carvalho e as investigações prosseguem para o esclarecimento total dos fatos.

Comentários


bottom of page