top of page

Operação Acerto de Contas: força-tarefa desarticula esquema de R$ 225 milhões no RS

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • 28 de jan.
  • 1 min de leitura

Ao todo, a ofensiva mobilizou 261 medidas, incluindo 31 mandados de busca, o sequestro de 14 imóveis e a apreensão de 30 veículos


Foto: Policia Civil - Divulgação
Foto: Policia Civil - Divulgação


Uma grande operação conjunta entre a Polícia Civil, o Ministério Público e a Receita Estadual movimentou diversas cidades do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (28). Denominada "Acerto de Contas", a ação visa desarticular um sofisticado esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro coordenado por um profissional da contabilidade. O impacto financeiro do esquema é estimado em mais de R$ 225 milhões, valor alvo de bloqueio judicial.


As investigações apontam que o contador utilizava empresas de fachada e a emissão de "notas frias" para suprimir tributos e ocultar recursos ilícitos, inclusive provenientes do tráfico de drogas. O grupo atuava de forma estratégica para facilitar a evasão fiscal de empresários e a reinserção de dinheiro sujo no sistema financeiro. Na região e em municípios vizinhos, como Porto Alegre, Canoas e cidades do litoral como Tramandaí e Capão da Canoa, foram cumpridas centenas de ordens judiciais.


Ao todo, a ofensiva mobilizou 261 medidas, incluindo 31 mandados de busca, o sequestro de 14 imóveis e a apreensão de 30 veículos. Durante as buscas, os agentes localizaram itens de alto valor, como 70 quilos de prata, carros de luxo (incluindo modelos Mustang e BMW) e armamentos. Onze investigados passarão a ser monitorados por tornozeleira eletrônica e uma prisão preventiva foi efetuada. A operação reforça o cerco contra o crime organizado que drena recursos públicos e desequilibra a economia gaúcha.

Comentários


bottom of page