Jovens da Costa Doce iniciam nova fase com o Alistamento Militar
- Sul TV Técnica
- há 5 dias
- 2 min de leitura
O processo, iniciado na última quinta-feira (1º), segue até o dia 30 de junho

O período para o Alistamento Militar 2026 já está aberto em todo o Brasil, mobilizando jovens da região da Costa Doce e de todo o Rio Grande do Sul. O processo, iniciado na última quinta-feira (1º), segue até o dia 30 de junho e é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos durante o ano de 2026. A regra vale inclusive para quem reside no exterior.
Uma das principais novidades, consolidada pelo segundo ano consecutivo, é a disponibilidade do alistamento feminino voluntário. Mulheres que completam 18 anos em 2026 também podem manifestar interesse em servir às Forças Armadas, embora, para elas, o prazo seja rigoroso e sem previsões de prorrogação. Dados do Ministério da Defesa mostram o crescimento dessa adesão: em 2025, mais de 33 mil mulheres se alistaram em todo o país, somando-se ao contingente de mais de 1 milhão de homens.
O serviço militar busca formar uma reserva estratégica qualificada para a defesa nacional e ações de apoio à população. Para os homens, o descumprimento do prazo gera multas e impedimentos legais, como a impossibilidade de emitir passaporte ou assumir cargos públicos. Em cidades como Camaquã, São Lourenço do Sul e Tapes, o alistamento pode ser feito de forma prática e gratuita pela internet.
Para realizar o procedimento online, o cidadão deve acessar o site oficial do Alistamento Militar utilizando uma conta ativa na plataforma Gov.br. Aqueles que encontrarem dificuldades com o sistema digital podem procurar a Junta de Serviço Militar de seu município para orientações presenciais e regularização da situação documental.

Comentários