Agricultura familiar: Produtores rurais de São Lourenço do Sul assinam primeiros contratos de Crédito Fundiário de 2026
- Redação SulTV

- há 19 horas
- 1 min de leitura
Iniciativa do Governo Federal visa garantir o acesso à terra e consolidar a sucessão rural na região

O fortalecimento do setor primário na Costa Doce do Rio Grande do Sul ganhou um importante impulso nesta quinta-feira (8). Em ato realizado na sede do Sintraf-Sul, em São Lourenço do Sul, foram assinados os dois primeiros contratos de 2026 do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A iniciativa do Governo Federal visa garantir o acesso à terra e consolidar a sucessão rural na região.
O evento contou com a presença do superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Milton Bernardes, do coordenador da Fetraf local, Sidnei Hall, e do gerente do Banco do Brasil, Deonir Bartnik. Os beneficiários desta etapa foram os agricultores Leandro Augusto Strelow e Leonardo Alfredo Strelow, que agora passam a ser proprietários de uma área total de 21 hectares para o cultivo e produção.
Os contratos somam R$ 290 mil em crédito, oferecendo condições facilitadas para o pequeno produtor. O financiamento possui prazo de 25 anos para quitação e taxas de juros de 0,5% ao ano. Um dos principais atrativos do programa é o bônus de adimplência: quem realiza os pagamentos em dia recebe um rebate de 20%, reduzindo significativamente o valor final da dívida e incentivando a sustentabilidade financeira das famílias rurais.




Comentários