top of page
  • Foto do escritorRedação SulTV

Agricultor: ganhe mais dinheiro com tecnologia!

Dia de Campo em Camaquã vai apresentar método de aumento de receita no cultivo de grãos

Foto: Unsplash

O cultivo de soja tem apresentando resultados positivos no sistema de cultivo em áreas baixas no Rio Grande do Sul. Porém, o cultivo de soja nessas áreas, tradicionalmente cultivadas com o arroz, representa grandes desafios aos produtores. O sistema de cultivo com sulco/camalhão tem sido uma técnica empregada na busca de soluções para alguns limitantes de produtividade nessas áreas.


Os principais fatores limitantes de produtividade da soja em áreas de várzea são a deficiente drenagem natural do solo e a ocorrência de frequentes períodos de estiagem, acarretando alternância entre o excesso e o déficit de umidade no solo. O sistema sulco/camalhões melhora a drenagem superficial da lavoura e, ao mesmo tempo, permite irrigação suplementar por sulcos. Especialmente em função da capacidade de irrigar, esse sistema sulco/camalhão tem sido testado também em áreas mais altas de coxilha na metade sul do estado do RS.


No Redação SulTV, Emerson Peres, da AGTC, fala mais sobre o Dia de Campo que vai levar aos agricultores mais informações e aplicações práticas dessa tecnologia. O Dia de Campo acontece na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 10h, no Centro Tecnológico da AGTEC, na BR-116, KM 386, em Camaquã.

O jornal Redação SulTV vai ao ar de segunda à sexta-feira, a partir das 18h, horário de Brasília, com transmissão ao vivo na TV aberta pelo Canal 42 e também pelo Youtube. Não perca!

Comentarios


bottom of page