36ª Abertura da Colheita do Arroz foca em inovação e novos mercados para superar crise de preços
- Redação SulTV

- há 4 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Lideranças destacaram a necessidade de ir além das porteiras

A Federarroz e seus parceiros lançaram oficialmente a 36ª Abertura da Colheita do Arroz, que ocorrerá entre os dias 24 e 26 de fevereiro de 2026, na Estação Terras Baixas da Embrapa, em Capão do Leão. O evento, que chega à sua oitava edição consecutiva no mesmo local, surge em um momento estratégico para a orizicultura na região da Costa Doce, buscando unir o setor diante de um cenário desafiador marcado pelos baixos preços do grão e pelo excedente de oferta da safra 2025/2026.
Durante o lançamento, lideranças destacaram a necessidade de ir além das porteiras. O ex-presidente da Federarroz e recém anunciado novo presidente do IRGA, Alexandre Velho, enfatizou que, embora os desafios técnicos de produtividade tenham sido superados nas últimas décadas, o entrave atual é comercial. A aposta para equilibrar o mercado inclui a abertura de novas frentes, como o uso do arroz para a produção de biocombustíveis (biodiesel) e a exploração de mercados internacionais, aproveitando acordos como o entre Mercosul e União Europeia.
A feira apresentará soluções em rotação de culturas, consolidando o sistema soja-arroz e incentivando a introdução de milho, sorgo e girassol nas terras baixas. Com três auditórios, arena de inovação e vitrines tecnológicas, o evento pretende oferecer ao produtor ferramentas de gestão e profissionalização. A expectativa é de que autoridades políticas também anunciem medidas de apoio e escoamento para garantir a sustentabilidade econômica das propriedades rurais gaúchas.
A SulTV vai fazer a cobertura desta edição da Abertura da Colheita do Arroz, então, acompanhe pela TV e em nossas plataformas tudo o que acontece neste grande evento.




Comentários