Vídeo monitoramento rural amplia combate a abigeato e crimes na Costa Doce
- Redação SulTV

- 28 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 28 de nov. de 2025
A iniciativa, que complementa o sistema de monitoramento urbano já existente, representa um avanço estratégico para a atuação da Brigada Militar

Major Pamela Tavares falando com exclusividade para Daniel Sperb na SulTV
A segurança pública na região da Costa Doce do Rio Grande do Sul acaba de ganhar um importante reforço com a implementação do vídeo monitoramento rural. A iniciativa, que complementa o sistema de monitoramento urbano já existente, representa um avanço estratégico para a atuação da Brigada Militar e demais forças de segurança no combate a diversos tipos de crimes, com foco especial no abigeato, um problema recorrente no interior.
A Major Pamela Tavares, comandante do 30º Batalhão da Brigada Militar, destacou que a nova tecnologia confere um "plus muito grande" à segurança da cidade. Enquanto o monitoramento urbano continua a ser ajustado, a chegada do sistema rural proporciona o "fechamento" das áreas de circulação da região. Isso significa que as câmeras estão posicionadas estrategicamente nas saídas do município, cobrindo rotas que ligam a cidade a localidades vizinhas como Dom Feliciano, Chuvisca, Arambaré e Tapes.
Com essa cobertura estendida, a Brigada Militar não apenas aprimora a segurança pública, mas também ganha em celeridade no atendimento de ocorrências. O principal ganho, segundo a oficial, está na prevenção de ações criminosas. O monitoramento possibilita que as forças policiais se antecipem a eventos, evitando que os crimes se concretizem. A tecnologia auxilia na entrega de uma segurança com qualidade ainda maior para o cidadão da Região Sul.
O foco no combate ao abigeato é um ponto crucial da nova ferramenta. Embora as ocorrências do crime de furto de animais estejam atualmente controladas, elas representam um desafio por serem de difícil rastreamento. O novo sistema de vídeo monitoramento permite o acompanhamento do trânsito de veículos e, em casos de animais sendo levados vivos, torna-se praticamente impossível escondê-los das câmeras.
A rastreabilidade de suspeitos e veículos envolvidos em ocorrências de abigeato será significativamente facilitada, beneficiando tanto a Brigada Militar quanto a Polícia Civil na investigação e solução desses casos. A cobertura nas saídas das cidades e estradas rurais estabelece uma barreira tecnológica contra a circulação de criminosos, elevando o patamar da vigilância e proteção ao produtor rural. A integração do monitoramento urbano e rural projeta um futuro com mais tranquilidade e respostas mais rápidas para a comunidade da Costa Doce. Veja entrevista completa no YouTube da SulTV:




Comentários