Vereadores Mirins: Projeto leva urnas a escolas de São Lourenço do Sul
- Redação SulTV

- há 10 horas
- 2 min de leitura
O processo eleitoral está marcado para o dia 27 de novembro. Nesta data, os alunos das escolas municipais de São Lourenço do Sul irão às urnas para eleger os vereadores mirins

Foto: Câmara Municipal de Vereadores de São Lourenço do Sul
Na região da Costa Doce do Rio Grande do Sul, o exercício da cidadania e a promoção do protagonismo jovem estão sendo cultivados nas salas de aula de São Lourenço do Sul. Demonstrações de democracia e participação cívica ganham forma com a realização das eleições mirins, um projeto que envolve os estudantes da rede municipal de ensino na escolha de seus representantes.
O processo eleitoral está marcado para o dia 27 de novembro. Nesta data, os alunos das escolas municipais de São Lourenço do Sul irão às urnas para eleger os vereadores mirins que atuarão como porta-vozes da juventude na Câmara Municipal. A iniciativa é fruto de uma colaboração estratégica entre a Câmara de Vereadores, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e a Secretaria Municipal de Educação.
A parceria com o TRE-RS é fundamental para garantir a seriedade e o aprendizado prático do processo democrático. Os estudantes terão a oportunidade de votar em seus candidatos utilizando as mesmas urnas eletrônicas empregadas nos pleitos oficiais, familiarizando-se com o sistema de votação e com as etapas de uma eleição.
A cada escola participante, será eleito um vereador mirim titular, que terá a chance de levar as demandas e perspectivas dos jovens para o debate público, além de um suplente, que também estará envolvido no processo. Este formato visa proporcionar aos alunos uma experiência completa, estimulando a responsabilidade, o debate de ideias e a organização comunitária.
O projeto dos vereadores mirins tem como principal objetivo fortalecer o engajamento cívico dos estudantes desde cedo, transformando a teoria vista em sala de aula sobre política e organização social em prática concreta. Ao participar ativamente da escolha de seus líderes e ter a chance de atuar no Legislativo Jovem, a nova geração de São Lourenço do Sul se prepara para ser agentes de transformação em sua comunidade e na região da Costa Doce.
O envolvimento direto com as etapas eleitorais, desde a campanha até o voto, é um passo importante para a formação de eleitores e futuros líderes mais conscientes e informados. A iniciativa consolida a escola como um espaço não apenas de aprendizado acadêmico, mas também de formação integral para o exercício pleno da cidadania.
Assista à entrevista completo realizada durante o programa Redação SulTV:




Comentários