Prefeitura de Camaquã lança programa Inverno Gaúcho com Saúde e amplia horários de UBS
- Redação SulTV

- 1 de jun.
- 2 min de leitura
A partir desta segunda-feira, 1º de junho, a Prefeitura de Camaquã dá início ao programa Inverno Gaúcho com Saúde

A chegada das baixas temperaturas na Zona Sul do Rio Grande do Sul acende o alerta para o aumento das doenças respiratórias, demandando ações estratégicas no sistema público. A partir desta segunda-feira, 1º de junho, a Prefeitura de Camaquã dá início ao programa Inverno Gaúcho com Saúde. A iniciativa visa estruturar a rede municipal para o período de frio intenso, oferecendo suporte médico imediato e ampliando a cobertura vacinal para evitar a sobrecarga nos serviços hospitalares da região da Costa Doce.
Uma das principais medidas do programa é a abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Viégas em horário estendido. O posto de saúde passará a funcionar todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos, das 18h às 22h. Esse turno noturno será destinado exclusivamente ao acolhimento e tratamento de pacientes que apresentem sintomas gripais e respiratórios. Com o atendimento centralizado no Centro Social Urbano, a Secretaria Municipal de Saúde projeta reduzir de forma significativa as filas e o tempo de espera nos prontos-atendimentos tradicionais da cidade.
Paralelamente ao reforço nas consultas, Camaquã libera a vacina contra a gripe para toda a população a partir desta segunda-feira. A campanha de imunização foi descentralizada para facilitar o acesso dos moradores. As doses estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde e em quatro unidades estratégicas: UBS José Cândido de Godoy Netto (Cohab), UBS Viégas, UBS Washington Brose (Maria da Graça) e UBS Telmo Marder (Centro). As autoridades locais reforçam a importância de procurar o posto mais próximo para garantir a proteção antes do pico do inverno gaúcho.




Comentários