top of page

O perigo da voz clonada: Veja como o novo golpe do falso advogado engana moradores da região

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura

Em entrevista à SulTV, a presidente da subseção da OAB Camaquã, Roberta Magalhães, trouxe um alerta importante


Foto: Dãniel Nunes - SulTV
Foto: Dãniel Nunes - SulTV

A região da Costa Doce tem registrado um aumento significativo em tentativas de fraudes digitais envolvendo o nome de profissionais do Direito. Em entrevista à SulTV, a presidente da subseção da OAB Camaquã, Roberta Magalhães, trouxe um alerta importante para os moradores de Camaquã, Dom Feliciano, Chuvisca, Arambaré e Cristal sobre o chamado "golpe do falso advogado", que utiliza a confiança no sistema jurídico para extorquir cidadãos.


Os criminosos utilizam fotos de perfis reais de advogados no WhatsApp e entram em contato com clientes que possuem processos em andamento. Demonstrando alto grau de sofisticação, os golpistas mencionam números de processos verdadeiros e CPFs, afirmando que um valor judicial foi liberado. No entanto, solicitam o pagamento imediato de taxas ou custas processuais via PIX para que o suposto alvará seja entregue. Com o uso de inteligência artificial, alguns criminosos chegam a clonar a voz dos advogados em áudios fraudulentos.


A OAB reforça que advogados não solicitam adiantamentos em dinheiro para liberar valores judiciais. Quando há liberação de recursos, o pagamento dos honorários costuma ser descontado diretamente do montante recebido, sem necessidade de transferências prévias do cliente. A orientação é que, ao receber qualquer mensagem suspeita, o cidadão contate o escritório físico ou o número fixo oficial do profissional, evitando realizar pagamentos por ansiedade ou pressa.


A subseção também destacou seu papel em conselhos municipais e no acompanhamento de reformas legislativas, como a previdenciária e a tributária, visando sempre a defesa da cidadania e o respeito à Constituição Federal. Confira entrevista completa no canal do YouTube da SulTV:



Comentários


bottom of page