top of page

IPVA 2026: saiba como garantir o desconto máximo de 25% até terça-feira (30)

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • 29 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Ao optar pela quitação antecipada, o cidadão garante uma redução imediata de 3% no valor



Foto: IPVA 2026 - Divulgação
Foto: IPVA 2026 - Divulgação

Proprietários de veículos na região da Costa Doce e em todo o Rio Grande do Sul devem ficar atentos ao calendário fiscal. O prazo para o pagamento antecipado do IPVA 2026, com o maior índice de desconto possível, encerra-se nesta terça-feira, dia 30 de dezembro. A medida é uma oportunidade estratégica para os contribuintes gaúchos que desejam reduzir o impacto do tributo no orçamento de início de ano.


Ao optar pela quitação antecipada, o cidadão garante uma redução imediata de 3% no valor. Além disso, o pagamento agora evita a atualização do imposto pela variação da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), estimada em 4,43%. Somando esses fatores aos benefícios acumulados dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão, o abatimento total pode chegar a 25,69% sobre o valor do imposto.


O IPVA 2026 é obrigatório para veículos fabricados a partir de 2007. Para realizar o pagamento, o proprietário deve ter em mãos o CRLV e pode aproveitar a ocasião para regularizar também a taxa de licenciamento e multas pendentes. A consulta de valores e a geração do QR Code Pix devem ser feitas exclusivamente pelo aplicativo oficial IPVA RS ou pelo site da Secretaria da Fazenda.


As autoridades alertam para a segurança digital: antes de confirmar o pagamento via Pix ou rede bancária (Banrisul, Bradesco, Sicredi, entre outros), confira se o destinatário é o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para evitar golpes e fraudes.

Comentários


bottom of page