top of page
  • Foto do escritorEduardo Vicente

Inscrições para o Sisu 2024 estão abertas; entenda as regras

Os estudantes podem alterar as inscrições até a próxima quinta-feira (25)


Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil


Os estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem realizar a inscrição on-line no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior. O prazo vai até a próxima quinta-feira (25).


Podem participar do Sisu 2024 alunos que tenham tirado nota maior do que zero na prova de redação e que não se declararam como treineiros. 


Diferente dos anos anteriores, o Sisu 2024 terá uma edição única, sem o processo seletivo que era realizado no meio do ano. Dessa forma, a seleção dos candidatos para os cursos iniciados no segundo semestre será feita em janeiro. A universidade selecionará quem estudará em cada semestre com base na ordem da lista de classificação.


Marcos Morris, professor de biologia e coordenador pedagógico do Colégio Everest Brasília, destaca que é importante que o aluno tenha em mente ao menos duas possibilidades de cursos e de faculdades. No programa, as notas para cada área de conhecimento possuem pesos diferentes, alterando a nota média final.

 

“Os pesos por área de conhecimento variam não apenas entre as universidades mas também entre os cursos. É fundamental que o aluno pesquise estes pesos. Para isso basta acessar o termo de adesão da universidade em questão”, informa.


A estudante Lethicia Rosa, de 18 anos, mora no Rio de Janeiro. Ela afirma que já realizou a inscrição para ampla concorrência no Sisu 2024, durante a madrugada desta segunda-feira (22) e que vai acompanhar as atualizações das notas de corte nos próximos dias.

 

“Para a preparação para o Sisu, além de ler como ele funcionava, eu tentei tirar as minhas dúvidas com professores e amigos que já tinham participado antes. É importante porque dá a oportunidade para brasileiros se inserirem no ensino superior sem que precisem se preocupar com mensalidade, como no caso de faculdades particulares”, explica.


Cotas

Outra mudança realizada pelo Sisu 2024 foi para a candidatura de cotas, que antes eram separadas da ampla concorrência.

 

Com isso, todos os candidatos inicialmente concorrem às vagas de ampla concorrência. Caso o estudante não atinja as notas necessárias para aprovação nessa modalidade e faça parte dos grupos de cotas (raça e renda), eles passam a disputar pelo benefício.


 

Como realizar a inscrição?

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o portal do Sisu e fazer login com a conta do gov.br e selecionar até duas opções de curso ou universidade.

 

De acordo com o professor, durante o período de inscrição o aluno pode mudar o curso e a universidade para poder sempre verificar suas condições reais de classificação. Ele destaca que a atualização que vale é sempre a última.

 

Calendário

Marcos Morris explica que o candidato passará “basicamente” por duas etapas:


acesso aos resultados pelo site do Sisu;

realização da matrícula, que varia de acordo com a universidade.

“Para os alunos não selecionados no primeiro momento, terá um prazo entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro para manifestar, no próprio site do Sisu, o interesse em participar da lista de espera. Neste caso é fundamental ficar atento, que neste caso, as listas de segunda chamada são de responsabilidades das universidades — e não mais pelo Sisu”, ressalta.


Veja o calendário completo:

 

Inscrição: 22 a 25 de janeiro

Resultado da primeira chamada: 30 de janeiro

Matrícula: 1º a 7 de fevereiro

Lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro

Leia mais:

 

Tecnologia e inovação: aposta para reduzir evasão escolar e melhorar qualidade do ensino

 

Retomada de obras paradas pode criar mais de 700 mil vagas de Educação Infantil



Комментарии


bottom of page