Grupo Os Guapos de Camaquã une cultura gaúcha e campanha social por cadeiras de rodas
- Redação SulTV

- há 2 dias
- 2 min de leitura
A campanha de Tampinhas Solidárias é realizada em parceria com o Rotary Club de Camaquã

Foto: Daniel Nunes - SulTV
Em Camaquã, o Grupo de Folclore Os Guapos está à frente de uma importante iniciativa comunitária, mobilizando a população local com um propósito solidário e sustentável. Longe de focar apenas nas danças e concursos, a entidade lançou uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas com um grande impacto social. A gestão, representada pelo Peão Ricardo Tassinari e pela Primeira Prenda Juvenil, Sofia Serratte, busca engajar a comunidade em um esforço que alia a tradição gaúcha à responsabilidade social, demonstrando que o movimento tradicionalista se mantém ativo e conectado com as necessidades atuais da sociedade.
A campanha de Tampinhas Solidárias é realizada em parceria com o Rotary Club de Camaquã, uma instituição com mais de 50 anos de atuação no município. O principal objetivo é transformar o material reciclável em auxílio direto à comunidade: as tampinhas coletadas são trocadas por cadeiras de rodas e outros equipamentos de mobilidade, beneficiando pessoas que necessitam de apoio na região. Este tipo de ação social é uma obrigação estatutária das gestões de Peões e Prendas, que se revezam no apoio a diferentes instituições locais.
O apelo da iniciativa reside na simplicidade e na abrangência da coleta. Não são apenas tampas de refrigerante que valem, mas qualquer tampa plástica descartável, como as de embalagens de produtos de limpeza, xampus e água mineral. Ricardo Tassinari enfatiza que a facilidade de juntar e guardar este material em casa contrasta com o seu destino comum: o lixo. Ao desviar essas tampinhas do descarte, a campanha atua duplamente, promovendo a sustentabilidade ambiental ao mesmo tempo, em que gera um recurso vital para quem perdeu a mobilidade, reforçando a solidariedade com o próximo.
Além do trabalho social, o Grupo Os Guapos segue ativo em sua missão cultural, preparando seus representantes para as cirandas de prendas e entreveros de peões em níveis regional e estadual. Sofia Serratte, por exemplo, pesquisou a trajetória de antigas representantes da região para sua prova. Os concursos exigem preparação intensa, que vai da prova escrita e artística até as provas campeiras (laço, ceva de mate, churrasco, encilhar cavalo) para os peões, buscando resgatar a raiz e a história do movimento.
A campanha de arrecadação de Tampinhas Solidárias segue aberta à participação da comunidade e de empresas até março de 2026. O Tradicionalismo Gaúcho contemporâneo, como defendem os representantes dos Guapos, está em constante movimento, acompanhando as mudanças sociais e atuando ativamente em pautas importantes. A entidade planeja um evento em março com foco no Dia da Mulher para debater e combater o machismo, buscando um movimento que honra as raízes, mas se abre para a renovação e foca no respeito. Confira entrevista completa no canal da SulTV no YouTube:




Comentários