top of page

Defesa Civil alerta para temporais com ventos acima de 90 km/h nesta sexta-feira (28)

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • 27 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

A progressão da instabilidade começa de madrugada no Sul, com temporais mais isolados que já podem incluir granizo e volume de chuva considerável

Foto: Ouvinte - Rádio Acústica FM

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta nesta quinta-feira (27) para a chegada de condições de tempo severo que devem afetar grande parte do Estado na sexta-feira (28). O fenômeno é impulsionado pelo avanço de uma frente fria oceânica, prometendo instabilidade significativa, especialmente na metade Leste gaúcha. A Costa Doce está entre as áreas mais visadas. O alerta se estende à Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Vales, Serra e Litoral Norte, demandando atenção redobrada da população local.

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil (CMDEC) prevê a ocorrência de chuvas fortes, intensas rajadas de vento, raios e queda de granizo. A intensidade do evento meteorológico preocupa as autoridades, com a possibilidade de ventos ultrapassando os 90 km/h, o que eleva o risco de fenômenos mais destrutivos, como as microexplosões.

A progressão da instabilidade começa de madrugada no Sul do Estado, com temporais mais isolados que já podem incluir granizo e volume de chuva considerável. Contudo, o período de maior atenção é do final da manhã e ao longo da tarde de sexta-feira. É neste intervalo que as tempestades devem ganhar força máxima, atingindo em cheio a Costa Doce e outras regiões do Nordeste gaúcho.

Nessas áreas, as condições são favoráveis para a precipitação de granizo, que pode ser de tamanho considerável, além das rajadas de vento de alta intensidade.

Em outras partes do Rio Grande do Sul, como o Centro, Norte, Litoral Médio e parte da Campanha, a expectativa é de chuva moderada, mas que pode ser pontualmente forte, também acompanhada por raios, granizo e rajadas.

A previsão de acumulado de chuva para a sexta-feira varia entre 10 e 40 mm, podendo alcançar picos de 50 mm em regiões específicas, como a Serra, o Sudeste e a própria Costa Doce. Apesar da severidade da previsão para a sexta-feira, o tempo deve apresentar uma melhora significativa no final de semana. No sábado (29), a estabilidade deve retornar para a maioria do Rio Grande do Sul. Apenas o Oeste e trechos da Campanha ainda podem registrar chuvas isoladas, mas com acumulados bem menores. A Defesa Civil reforça a importância de que os moradores das regiões sob alerta se mantenham informados, sigam as recomendações de segurança, como evitar áreas de alagamento, e tomem as medidas preventivas para proteger-se de ventos fortes e granizo.

Comentários


bottom of page