Camaquã decreta emergência e ativa gabinete de crise após fortes chuvas
- Redação SulTV

- há 23 horas
- 2 min de leitura
A estrutura montada na Secretaria de Desenvolvimento Social tem capacidade para acomodar entre 50 e 60 pessoas

Foto: Daniel Sperb - SulTV
A Costa Doce do Rio Grande do Sul tem enfrentado consequências significativas devido ao volume atípico de precipitação. Em Camaquã, as fortes chuvas, que ultrapassaram a marca de 150 milímetros em um curto intervalo de tempo, motivaram uma resposta rápida do poder público municipal, que decretou estado de emergência e ativou um Gabinete de Crise.
Durante a noite desta terça-feira (09), foi criado o gabinete de crise. O centro da resposta emergencial está concentrado na Secretaria de Desenvolvimento Social, popularmente conhecida como Ação Social. O local foi adaptado para acolher as famílias desalojadas e receber doações. O governo municipal, representado pelo vice-prefeito Luciano na ausência do prefeito que cumpria agenda em Porto Alegre, agiu de forma cirúrgica e coordenada.
A mobilização envolveu diversas pastas da administração, incluindo as Secretarias de Infraestrutura, Transportes, Agricultura e Cultura, em um esforço conjunto para fornecer recursos humanos e equipamentos. O bairro Getúlio Vargas, foi um dos mais atingidos pelas cheias.
A estrutura montada na Secretaria de Desenvolvimento Social tem capacidade para acomodar entre 50 e 60 pessoas, oferecendo um tratamento digno e humano. O corpo técnico é composto por profissionais do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) para a triagem, além de assistentes sociais, psicólogos e uma nutricionista.
Para os abrigados, são fornecidos colchões, banho, roupas para troca e alimentação completa, com a janta já sendo providenciada para as famílias. A equipe nota que a maioria dos acolhidos são mulheres e crianças, enquanto os homens permanecem nas residências, tentando proteger seus móveis e guarnecer o patrimônio.
Diante do cenário, as autoridades reforçam o alerta de que a previsão indica mais vento e chuva para a noite. O apelo é para que pessoas em zona de risco sejam conduzidas ao acolhimento seguro da Secretaria ou busquem imediatamente o Corpo de Bombeiros e a
Defesa Civil.
A Secretaria da Ação Social também faz um chamado urgente à solidariedade da comunidade, solicitando a doação de itens essenciais como roupa de cama, travesseiros, roupas e colchões. Os donativos podem ser entregues diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada no centro, próxima à Matriz. Confira entrevista realizada pelo jornalista da SulTV, Daniel Sperb:




Comentários