Camaquense Daniel Sperb assume a liderança da gestão de esportes na Ulbra
- Redação SulTV
- 15 de jun.
- 2 min de leitura

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está traçando um novo capítulo para o esporte universitário, com planos de se tornar a instituição que mais oferece bolsas de incentivo para atletas em diversas áreas do conhecimento. O novo diretor de esportes da Ulbra, Daniel Sperb, em entrevista à SulTV, detalhou as iniciativas que visam resgatar o protagonismo esportivo da universidade, alinhando alto rendimento com excelência acadêmica.
A instituição busca inspiração em modelos de escolas norte-americanas e europeias para fomentar um grande projeto que beneficie não apenas a comunidade de Canoas, mas todo o Brasil. "Queremos ser uma instituição que mais dê bolsas de incentivo para atletas cursarem a faculdade", afirmou o diretor, ressaltando que o benefício não se limitará à Educação Física, estendendo-se a áreas como Gestão, Fisioterapia e outras que os estudantes desejarem, desde que com a prática esportiva.
Um dos grandes objetivos é o retorno da Ulbra à elite dos jogos universitários brasileiros. "Este ano já estamos nos classificando para a série A dos Jogos Universitários do Brasil", celebrou o diretor, destacando o avanço que permitirá aos alunos-atletas da universidade figurarem novamente no cenário nacional.
Além disso, a Ulbra se prepara para ser palco de importantes competições. Já está confirmado para julho a realização dos jogos do IFSul, trazendo equipes de diversas cidades, incluindo Camaquã e Pelotas, para competir em Canoas. A universidade também sediará o Jumed, os jogos das faculdades de Medicina de todo o Rio Grande do Sul. "Mais do que nós termos uma equipe campeã, nós queremos que a academia, que as universidades fomentem o esporte como realmente algo importante para a vida", pontuou o diretor.
O projeto em andamento na Ulbra busca integrar o atleta academicamente dentro da faculdade, com um viés de desenvolvimento completo. O diretor fez questão de mencionar a forte ligação da Ulbra com a região, citando o exemplo de Armando, atual treinador do Guarany de Camaquã, que construiu uma história de sucesso na universidade. Essa conexão será ampliada, com a intenção de levar as bolsas-atleta para estudantes de todo o Brasil.
A iniciativa é parte de um projeto maior, estruturado pelo CEO da Ulbra, Marcelo Sander, e pela presidência da instituição. O diretor expressou sua satisfação em somar esforços para colocar o plano em prática, que visa um forte vínculo com a educação, o esporte e o desenvolvimento do cidadão.
Para o futuro, a Ulbra também reforça sua parceria com o Grêmio Futebol Porto Alegrense, abrigando e auxiliando no desenvolvimento das equipes feminina, tanto profissional quanto de base, um setor que a universidade tem grande interesse em incentivar.
Assista à entrevista completa:
Kommentare