top of page

Boletim da Fepam aponta cinco pontos impróprios para banho no RS; Cristal volta a ter águas limpas

  • Foto do escritor: Redação SulTV
    Redação SulTV
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

O monitoramento, que integra a Operação Verão Total, seguirá com divulgações semanais até o dia 27 de fevereiro


Foto: Pixabay - Ilustração
Foto: Pixabay - Ilustração

O governo do Estado, através da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), publicou nesta sexta-feira (6) o nono boletim do projeto Balneabilidade para a temporada 2025/2026. O relatório, que monitora a qualidade das águas em 96 pontos de 45 municípios gaúchos, traz atualizações importantes para os veranistas que frequentam as praias e balneários da Costa Doce e de outras regiões do Rio Grande do Sul.


Uma das principais notícias para a região central da Costa Doce é a liberação do Balneário do Rio Camaquã, em Cristal. O local, que aparecia em listas anteriores, agora está considerado próprio para banho. No entanto, o alerta permanece em outras áreas próximas. Em Pelotas, dois pontos na Praia do Valverde (Trapiche e Avenida Senador Joaquim A. Assumpção) voltaram a apresentar condições adversas. Outros locais impróprios incluem o Balneário Municipal de Piratini, a Lagoa do Peixoto em Osório e o Passo do Verde em Santa Maria.


O boletim técnico acende um sinal de alerta para a presença de cianobactérias, especialmente em Osório e Pelotas. Na Lagoa do Peixoto, os índices atingiram 242.338 células/ml, enquanto em Pelotas o registro foi de 51.000 células/ml, ultrapassando o limite de segurança. Esses microrganismos são potenciais produtores de toxinas que podem causar intoxicações. A Fepam recomenda que os banhistas evitem o contato com a água em locais que apresentem coloração esverdeada ou presença de algas na superfície.


O monitoramento, que integra a Operação Verão Total, seguirá com divulgações semanais até o dia 27 de fevereiro. Os resultados são baseados em coletas realizadas entre os dias 2 e 4 deste mês. Para garantir a segurança, os frequentadores devem observar as placas de sinalização fixadas nos balneários ou consultar o aplicativo oficial antes de entrar na água.

Comentários


bottom of page