top of page
  • Foto do escritorEduardo Vicente

Agricultores de Caraá participam de seminário do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo

Município do Litoral Norte foi um dos afetados por eventos climáticos no ano passado



 Foto: Ascom SDR


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu, na quarta-feira (17/10), em Caraá, o primeiro seminário do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo. Ao todo, 96 produtores rurais participaram do evento, que foi realizado em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e a Secretaria de Agricultura do município.

 

Caraá integra o grupo de 22 municípios que fazem parte da primeira etapa do programa. A iniciativa vai disponibilizar recursos para a recuperação de áreas cultiváveis em cidades que tiveram perdas decorrentes do ciclone extratropical que atingiu o Estado em junho de 2023, buscando restabelecer plenamente capacidade produtiva delas. O objeto do convênio é a aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura.

 

O valor do repasse da SDR para o município é de R$ 1.807.084,69 e vai atender 202 agricultores, abrangendo uma áreal de 295,5 hectares. O seminário foi baseado em três eixos: manejo e conservação do solo e da água, importância e relevância da emissão da nota de produtor e sensibilização e comprometimento dos beneficiários do programa.

 

O titular adjunto da SDR, Lindomar Moraes, que representou a pasta no seminário valorizou a ação, que visa orientar os produtores para a utilização dos recursos. “Quando desenhamos esse programa, buscamos uma forma de caminhar ao lado dos produtores na recuperação das áreas atingidas, com a finalidade de restabelecer sua capacidade produtiva”, frisou.

 

Na sexta-feira (26/1), um novo grupo de produtores de distintas localidades do município receberão instruções sobre o programa.

 

Texto: Guilherme Granez/Ascom SDR

Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Comentarios


bottom of page