Município do Litoral Norte foi um dos afetados por eventos climáticos no ano passado
Foto: Ascom SDR
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu, na quarta-feira (17/10), em Caraá, o primeiro seminário do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo. Ao todo, 96 produtores rurais participaram do evento, que foi realizado em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS-Ascar) e a Secretaria de Agricultura do município.
Caraá integra o grupo de 22 municípios que fazem parte da primeira etapa do programa. A iniciativa vai disponibilizar recursos para a recuperação de áreas cultiváveis em cidades que tiveram perdas decorrentes do ciclone extratropical que atingiu o Estado em junho de 2023, buscando restabelecer plenamente capacidade produtiva delas. O objeto do convênio é a aquisição, distribuição e aplicação de insumos, tais como corretivos, condicionadores de solo, adubos, bioinsumos e sementes de cobertura.
O valor do repasse da SDR para o município é de R$ 1.807.084,69 e vai atender 202 agricultores, abrangendo uma áreal de 295,5 hectares. O seminário foi baseado em três eixos: manejo e conservação do solo e da água, importância e relevância da emissão da nota de produtor e sensibilização e comprometimento dos beneficiários do programa.
O titular adjunto da SDR, Lindomar Moraes, que representou a pasta no seminário valorizou a ação, que visa orientar os produtores para a utilização dos recursos. “Quando desenhamos esse programa, buscamos uma forma de caminhar ao lado dos produtores na recuperação das áreas atingidas, com a finalidade de restabelecer sua capacidade produtiva”, frisou.
Na sexta-feira (26/1), um novo grupo de produtores de distintas localidades do município receberão instruções sobre o programa.
Texto: Guilherme Granez/Ascom SDR
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
Comments